logótipo ValênciaFC

logótipo ValênciaFC

quinta-feira, 28 de março de 2013


Ilha Do Fogo E São Filipe De Luto: Morreu Papa Di SacorroPDFPrintE-mail

Faleceu esta tarde de quarta-feira, 27, na cidade de São Filipe, o mítico futebolista foguense Simão Mendes, o Papa di Sacorro, vítima de doença prolongada.

A ilha do Fogo, São Filipe e o futebol nacional estão de luto.

Nascido a 16 de Março de 1950 na cidade de São Filipe, Papa di Sacorro sofria de diabetes, razão pela qual lhe foram amputadas as duas pernas atirando-o para cadeira de rodas.

O antigo jogador foi um dos grandes dinamizadores do futebol no Fogo. Simão Mendes, conhecido entre amigos por “Papá de Sacorro”, foi um temido ponta-de-lança das décadas 70 e 80, representou durante vários anos as cores do Botafogo, clube de sua eleição, passando no final da carreira como jogador, a exercer as funções de treinador. Como técnico, Papá, também orientou as formações da Juventude, Vulcânicos, Valência e Atlântico.

Como jogador, Papá foi onze vezes campeão regional pelo Botafogo, uma vez campeão nacional e por três vezes foi vice-campeão nacional. Foi oito vezes melhor marcador do regional, conquistou por seis vezes consecutivos o torneio de São Filipe. Ao todo na sua carreira, marcou cerca de 350 golos.

Vestiu por diversas vezes a camisola da selecção do Fogo e durante o período em que praticou futebol foi sempre o melhor marcador, facto que o notabilizou como exímio ponta de lança e uma das figuras míticas do futebol a nível da ilha do Vulcão.

Foi funcionário da EMPA, deputado municipal e vereador da câmara municipal de São Filipe, presidente da comissão de moradores e de tribunal de zonas.

Sem comentários:

Enviar um comentário