Chegou a hora de Cabo Verde. As atletas crioulas Adysângela Moniz (judo) e Lidiane Lopes (atletismo) entram em cena esta sexta-feira nos Jogos Olímpicos, que decorrem em Londres.
A primeira atleta a competir logo pela manhã, na pista do Estádio Olímpico, é a Lidiane Lopes, que vai correr nas eliminatórias dos 100 metros. É a estreia da coqueluche do atletismo cabo-verdiano no maior evento multidesportivo mundial.
Lidiane já conhece as adversárias. São elas Martina Preelli (San Marino), Saruba Lolley (Gâmbia), Janice Alotoa (Vanuatu), Pramila Rijal (Nepal), Hala Gezah (Líbia), Toea Wisil (Papua Nova Guiné), Tahmina Kohistani (Afeganistão) e Mihter Wendolin (Macaronésia).
De referir ainda que Lidiane Lopes, 17 anos, é a mais nova e menos experiente neste grupo de qualificação, e uma das mais novas nesta categoria, mas os cabo-verdianos estão de mãos dadas para enviar uma corrente positiva para uma boa prestação da atleta. Caso consiga o apuramento, não haverá tempo de descanso e Lidiane Lopes volta a correr a primeira ronda de acesso às meias-finais logo mais, à tarde.
A judoca Adysângela Moniz luta também esta manhã contra a cubana Odalys Ortiz, na primeira ronda no grupo B dos pesos pesados (+78 Kg). Ortiz é a 6ª melhor no ranking mundial (940 pontos) e uma das favoritas na conquista do ouro. Já a nossa Moniz é a 86ª a nível mundial (cinco pontos) e faz a sua estreia nos Jogos Olímpicos.
Por tudo isso, a judoca de 25 anos da ilha de Santiago vai enfrentar uma das suas lutas mais difíceis. É que a cubana Ortiz já é badalada nestas andanças - conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, mundiais de 2009 e 2010 e este ano é considerada como uma das fortes candidatas ao pódio. Aliás, Cuba apresenta-se como uma potência em Judo e já é tradição ganhar medalha.
Já Ruben Sança, 25 anos, outra estreia de Cabo Verde nestes Jogos Olímpicos, corre os 5 mil metros no dia 8 de Agosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário